top of page

O 'Odonata over the Oceans project' é uma iniciativa da responsabilidade da Universidade do Algarve lançada em Janeiro de 2017. O seu principal objectivo é reunir informação sobre exemplares do género Odonata (libélulas e libelinhas) observados sobre os oceanos e que, por vezes, pousam nos barcos, possibilitando então a sua observação detalhada.
 

A colaboração voluntária de pescadores, velejadores, turistas em cruzeiros e observadores da vida selvagem (MMO - Observadores de Mamíferos Marinhos, PSO - Observadores de Espécies Protegidas, etc.) é armazenada numa base de dados da responsabilidade da instituição de ensino superior e investigação, e é apresentada online na webpage do projecto. São produzidos relatórios anuais de síntese, os quais são disponibilizados aos interessados através da webpage.


Objectivos
A migração e dispersão de odonatas é, desde há muito, conhecida dos entomologistas e naturalistas. No entanto, a informação disponível é escassa e não está sistematizada. Por isso, o número de perguntas que permanece sem resposta é ainda considerável. Em virtude da especificidade da informação não é possível levar a cabo um projecto de trabalho focado na recolha de dados. A única hipótese viável assenta na recepção e sistematização das observações feitas por pessoas que estejam embarcadas. No futuro, quando a quantidade de registos for apreciável, os especialistas poderão dar início a uma análise detalhada de toda a informação e espera-se que seja possível aprofundar o conhecimento científico sobre os movimentos de migração e dispersão de odonatas.

 

Como Participar
É simples!
Envie os seguintes elementos por email:

  • coordenadas geográficas do local de observação

  • data da observação

  • algumas fotografias do exemplar observado (ou exemplares observados), se possível feitas em diferentes ângulos

  • alguns detalhes adicionais (como, por exemplo, se o exemplar observado integrava um grupo de odonatas ou estava sozinho; se o exemplar pousou e morreu, ou se descansou e continuou a sua viagem; outros detalhes considerados oportunos...)

  • nome do observador (indique, por favor, se pretende ser ou não incluído na lista de Observadores Voluntários)

bottom of page